MENU      
BUSCAR

AgroBrasília e parceiros trazem conteúdo técnico, novidades em pesquisas, oportunidades de formação

Mais que espaço de negócios, a AgroBrasília leva ao público conteúdo técnico, novidades em pesquisas, oportunidades de formação, por meio das parcerias com diversas instituições públicas e privadas. Essas instituições estão presentes também na edição digital da feira em 2020, que ocorre de 6 a 10 de julho.

Os parceiros irão realizar lives transmitidas na plataforma em que a AgroBrasília Digital se desenvolve – o site digital.agrobrasilia.com.br – e disponibilizarão conteúdo relevante, atual e exclusivo em suas páginas na plataforma.

A AgroBrasília é uma das maiores feiras do agro nacional e tem como área de abrangência o Planalto Central. Em 2020, em razão da pandemia de Covid-19, ocorre sob formato totalmente digital. O presidente da AgroBrasília Digital, Ronaldo Triacca, garante que a versão virtual manterá o nível de excelência do evento presencial. “O renome que a Feira conquistou nos impõe a responsabilidade de manter elevada a qualidade. Nossa intenção é fazer uma bela Feira digital”, destaca.

Confira como serão as ações dos parceiros institucionais:

Adasa

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) é parceira da AgroBrasília desde a primeira edição e vê na Feira oportunidades de aproximar o órgão do público, explica o superintendente Substituto de Planejamento, Laerte Brito.

No dia 7 de julho, terça-feira, a agência realiza uma live com o diretor-presidente Paulo Sales, que tratará da gestão de recursos hídricos no meio rural, das 16 às 18 horas. Na página da Adasa na plataforma, o público poderá acessar palestras gravadas e vídeos diversos, que abordarão temas relacionados à concessão de outorgas nas áreas rurais, à perfuração de poços, a mapas de áreas irrigadas, à gestão de resíduos sólidos na área rural, entre outros.

 

Conab

Na terça-feira, 7 de julho, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA-DF) abordam em live, transmitida na plataforma da AgroBrasília, as políticas públicas federais voltadas para o agro. A transmissão ocorrerá de 13 às 15h.

A Conab também realiza, na quarta-feira, 8 de julho, o anúncio do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2019/20. Será de 9 às 10 horas, no canal da Conab no YouTube.

 

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mobilizou para a Feira 22 centros de pesquisa e seus especialistas participarão de quatro lives que integram a programação oficial da AgroBrasília Digital.

Dia 6, às 13h – Trigo: A vez do Cerrado, com Julio Albrecht, pesquisador da Embrapa Cerrados; José Guilherme Brenner e Cláudio Malinski, da Coopa-DF, e Silvio Farnese, do Ministério da Agricultura

Dia 8, às 10h – Uso e conservação de água no Planalto Central, com Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados, e Rowena Petroll, presidente da Irriganor

Dia 9, às 8h – O potencial da vitivinicultura no Planalto Central, com José Fernando Protas, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho; os vitivinicultores Ronaldo Triacca e Rodrigo Sucena, e Isabela Peregrino, enóloga da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)

Dia 9, às 13h – Ideas for Milk, sobre o desafio tecnológico da Embrapa para startups que desenvolvam soluções para a pecuária leiteira do País, com Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite

A Embrapa fará também três lançamentos. No dia 7 de julho, em evento ao vivo, às 10h, pelo seu canal no YouTube, serão lançados a cenoura BRS Paranoá, cultivar com ótima produtividade e qualidade de raízes e indicada especialmente para sistemas orgânicos, e o curso online para produção de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) para consumo doméstico.

O terceiro lançamento é o Tambaplus, método de análise genética do tambaqui que pode auxiliar na redução de perdas de produtividade pelos criadores. A tecnologia será apresentada em palestra gravada e estará disponível na plataforma da AgroBrasília.

As tecnologias da empresa estarão expostas na Vitrine Tecnológica na plataforma da AgroBrasília – são cerca de 90 de 22 centros de pesquisa, 30 ativos tecnológicos (tecnologias em desenvolvimento em busca de parceiros para finalização da pesquisa), 90 publicações para acesso online, 80 vídeos e 25 programas de rádio e podcasts.

 

Emater-DF

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) apresenta na AgroBrasília Digital os 11 circuitos tecnológicos que compõem o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), no Parque Ivaldo Cenci, onde ocorre a AgroBrasília física.

A Emater também mantém uma página na plataforma com informações para produtores e o público urbano. Uma série de vídeos com técnicos da empresa mostrará os detalhes de seis circuitos – fruticultura, horticultura, saneamento rural, agroecologia, bovinocultura e floricultura. Além disso, estarão disponíveis no site do evento palestras virtuais, programação de lives e vídeos de orientação a produtores sobre gestão da propriedade.

Desde o segundo semestre de 2019, a Emater preparava o EVAF, com novidades para os produtores. “Infelizmente, a pandemia obrigou o cancelamento da Feira presencialmente, mas ainda assim levaremos ao público, por meio da internet, informações técnicas e inovações tecnológicas desenvolvidas por nossos extensionistas”, disse a presidente da empresa pública, Denise Fonseca.

 

Sebrae no DF

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) apresentará o portfólio de soluções da instituição, tendências tecnológicas e ainda permitirá a realização de negócios e o intercâmbio de ideias entre empreendedores rurais, agricultores e pecuaristas.

“O objetivo do Sebrae dentro dessa plataforma digital da AgroBrasília é permitir que a cadeia produtiva do agronegócio, em especial o pequeno produtor rural, possa adquirir conhecimentos, conhecer ferramentas que otimizem a gestão e também a produção dentro das propriedades. A soma desses fatores resultará em ganhos expressivos e ajudará o setor a enfrentar os próximos desafios”, explica o gerente de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Carlos Cardoso.

O Sebrae Digital no Campo oferecerá, gratuitamente, cursos, palestras, consultorias e oficinas para que pequenos produtores do Distrito Federal e entorno possam aperfeiçoar a gestão de seus empreendimentos e prospectar novas oportunidades de negócios.

Durante os cinco dias, o Sebrae também realizará, em parceria com entidades públicas e privadas que compõem a Comissão da Produção Orgânica no Distrito Federal (CPOrg-DF), a tradicional Semana de Alimentos Orgânicos no DF. A iniciativa faz parte da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos e tem o objetivo de promover e incentivar o consumo de produtos orgânicos.

Para isso, serão realizadas dez lives, duas delas na plataforma oficial da AgroBrasília. No dia 6 de julho, às 11 horas, ocorre a transmissão ao vivo da abertura oficial da Semana dos Alimentos Orgânicos. No dia 10 de julho, das 16 às 18h, uma live abordará o tema “Panorama, desafios e estratégias do agro no DF”, tendo como convidados Rogério Dias, do Instituto Brasil Orgânico, e Roberto Carneiro, da Emater-DF

As outras lives ocorrerão nas plataformas de streaming do Sebrae no DF. Destaque para a que ocorre também no dia 6, às 17h, com Marcos Palmeira, na plataforma http://www.minhapalestra.online/sebraedf.

Na página do Sebrae na AgroBrasília Digital, também será possível encontrar informações de produtores que estão comercializando produtos utilizando a internet e fazendo entregas por delivery. A iniciativa foi a forma encontrada para substituir a tradicional Feira do Produtor Rural do Sebrae no DF. Ao todo, 25 marcas que comercializam produtos regionais – orgânicos, cafés, doces, geleias e queijos – estarão disponíveis para o público que visitar a plataforma eletrônica.

 

Sescoop-DF

A entidade realiza no dia 8, das 16 às 18h, live sobre os “Desafios do cooperativismo agropecuário no atual cenário econômico”. Participam do debate Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF/Sescoop-DF; Marcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB; William Barbosa, superintendente Federal de Agricultura; Candido Teles de Araújo, secretário de Agricultura do DF, e Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO

 

SFA-DF

O superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, garantiu o apoio da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA-DF) à AgroBrasília Digital. Para ele, a iniciativa contribui para o fortalecimento das cadeias produtivas e fornece aos produtores oportunidades de adquirir equipamentos e de aperfeiçoar a atividade agropecuária.

No dia 7 de julho, terça-feira, William Barbosa participa de uma live às 13 horas. “Um representante da Conab e eu vamos abordar as políticas públicas do Ministério da Agricultura para o campo. Aproveito para elogiar a organização da AgroBrasília Digital pela iniciativa. Estamos à disposição para o desenvolvimento de parcerias em prol do setor”, disse.

Barbosa participa ainda de outras lives da programação oficial da Feira.

Fonte: AgroBrasília

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258