MENU      
BUSCAR

Bauer Brasil vai inaugurar nova unidade de revenda no município com maior área irrigada da América Latina

Bauer Brasil vai inaugurar nova unidade de revenda no município com maior área irrigada da América Latina

Com cerca de 23 mil pivôs centrais irrigando uma área de aproximadamente 1,5 milhão de hectares, o Brasil está entre os dez países com maior área irrigada no planeta. Mesmo assim, o País tem potencial para aumentar em cinco vezes as lavouras com essa tecnologia de irrigação. Foi o que mostrou estudo feito pela Embrapa e pela Agência Nacional de Águas (ANA), realizado em 2017.

Ainda de acordo com conclusões apontadas pelo Levantamento da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), este total é 47 vezes maior que a área mapeada em 1985 e o triplo registrado no ano 2000, quando foram contabilizados respectivamente 31 mil e 490,5 mil hectares.

Inauguração da revenda Bauer Brasil em Cristalina-GO

Cristalina-GO, localizada no leste do estado, é um local conhecido como o “município com a maior área irrigada da América Latina”, com mais de 57 mil hectares.

Visando atender a alta demanda de produtividade da região, Cristalina foi o local escolhido para a inauguração de uma nova loja da Bauer Brasil. Com 80 anos de tradição e qualidade no setor de tecnologia irrigada, a empresa sempre esteve à frente de seu tempo com excelente desenvolvimento tecnológico e estabeleceu marcos com soluções para gerenciamento de sistemas de irrigação e de tratamento de águas residuais, assim como com separadores.

A nova loja de revenda da Bauer Brasil será inaugurada na próxima sexta-feira, 14, a partir das 9h30 na Avenida José Alencar n 05, Bairro Jardim Planalto, Cristalina-GO. O evento inaugural será fechado para um número limitado de pessoas e terá tempo reduzido, respeitando todas as normas de segurança e higienização estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a proliferação do Covid-19. A inauguração contará com a presença de Cristiano Del Nero, presidente da Bauer do Brasil.

Segundo Marcos Esposito, gerente de Relações com o Mercado da Bauer do Brasil, a região de Cristalina e Unaí necessitava de uma revenda forte que trouxesse toda a “FORÇA BAUER” para esse mercado.

Foi assim que nasceu a Irripró Goiás. Empresa formada pelos sócios Mailon Manica, Fernando Oliveira da Silva e Thiago Goes Damasceno, produtores rurais e empresários de sucesso do agronegócio  com experiência em irrigação na região.

“Após analisar as opções com cuidado, a BAUER DO BRASIL formalizou como sua nova revenda oficial para todo o Goiás a IRRIPRÓ. A empresa vem para o mercado com a filosofia de servir e atender o produtor rural e empresário do agronegócio com o que existe de mais avançado em tecnologia, mas sobretudo, oferecendo atendimento personalizado e agilidade para levar a “FORCA BAUER” aos produtores da região”, enfatizou Esposito.

Área Irrigada na Região Centro-Oeste

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) divulgou levantamento da área irrigada no estado de Goiás e entorno.

Os números revelam uma evolução da área irrigada em todos os anos: no ano 2000, a área irrigada por pivôs era de 117.773 hectares (ha), passando para aproximadamente 212.217 ha em 2013. Já em 2015 esse número chegou a 237.365 ha, ou seja, um incremento de 24,698 ha, ou 11,61%.

O estudo destaca todos os pivôs centrais instalados em Goiás e no Distrito Federal no ano de 2015, que revelou um total de 3.502 equipamentos, sendo 3.284 em Goiás e 218 no Distrito Federal com área irrigada de 237.365,60 hectares e 13.519,83 hectares, respectivamente.

A importância do uso da tecnologia de irrigação por pivô central é clara. O Estudo aponta que em Cristalina, por exemplo, os 57.307 hectares irrigados produzem mais que os outros 259.200 hectares não irrigados.

Além de Cristalina, os municípios com maior área irrigada em Goiás são: Jussara, Paraúna, Morrinhos e Luziânia. Regiões produtoras de culturas temporárias ou de ciclos curtos - feijão, batata inglesa, tomate, alho e milho, que abastecem o mercado local e indústrias de alimento.

Irrigação por pivô central é o sistema que mais cresce no Brasil

De acordo com o “Atlas da Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada” produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2018, a agricultura irrigada é responsável por cerca de 60% do consumo das águas derivadas dos recursos hídricos brasileiros.

Segundo pesquisadores da Agência, a irrigação é fundamental para o aumento e a estabilidade da oferta de alimentos e consequente aumento da segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

Segundo Daniel Pereira Guimarães, um dos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) responsável pelo Atlas da Irrigação, a irrigação por pivô central é o sistema que apresenta o maior crescimento no País, e isso se dá em função da capacidade de distribuição uniforme da água requerida pelas culturas, do alto grau de automação e da adaptação a diferentes tipos de solo.

A irrigação de grandes áreas e a capacidade de aplicação de fertilizantes e de defensivos agrícolas via água de irrigação também contribuem para este crescimento. O sistema permite ainda o uso da técnica da pré-irrigação, proteção contra as geadas, supressão da poeira e lixiviação de sais concentrados na zona radicular.

Atualmente existem no Brasil cerca de 23 mil pivôs centrais irrigando uma área de aproximadamente 1,5 milhão de hectares. Os estudos da Embrapa permitem avaliar a tendência de crescimento desse sistema de irrigação desde 1985 e, atualmente, incluem o monitoramento em tempo quase real (a cada 8 dias) do status de uso dos equipamentos, ou seja, se estão ativos (plantados) ou em fase de pousio.

Bauer: da Áustria para o mundo

Tradição, qualidade, inovação, atendimento, compromisso, treinamento, robustez, meio ambiente, tecnologia e automação. São esses os valores e princípios defendidos pela Bauer no Brasil e no mundo.

A história da Bauer começa em um momento onde o mundo e a agricultura eram completamente diferentes. A população mundial era cerca de ¼ da atual e os trabalhos nas lavouras era predominantemente manual. A pressão para o aumento da produtividade no campo, porém, já existia.

Foi nesse contexto, em 1930, que o então jovem austríaco Rudolf Bauer montou sua primeira bomba para chorume e águas residuais dando início à trajetória da Bauer, que teve como marca a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a missão de ter clientes sempre satisfeitos.

Ao longo de seus 90 anos de história a Bauer tornou-se um grupo global de empresas que atendem mais de 80 países, se destacando com inovações nos setores de irrigação e águas residuais. Bauer é uma tradicional empresa Europeia que busca a realização de negócios em todo o mundo, sempre com o lema: “Por um mundo verde” visando liderança em termos de qualidade nas áreas de irrigação, tecnologia de separação e gerenciamento de águas residuais, inclusive no setor não-agrícola.

Por esta razão, a Bauer trabalha para produzir soluções sustentáveis e econômicas e se dedica a uma moderna conservação de valores com a missão de ter clientes satisfeitos. No mundo todo.

"Novo Braço Tecnológico Irricontrol"

Buscando ampliar sua capacidade tecnológica e percebendo a ampla necessidade de um agronegócio cada vez mais conectado, o Grupo Bauer após uma parceria de sucesso no final de 2019, adquiriu relevante participação na Irricontrol, uma jovem empresa brasileira que tem revolucionado na automação Inteligente de Irrigação.

A Irricontrol se torna um braço não apenas brasileiro, mas mundial do Grupo Bauer para inovar e criar soluções tecnológicas que permitam cada vez mais melhores resultados e serviços nos sistemas de Irrigação.

Serviço

Evento:

Inauguração de nova unidade de revenda da Bauer Brasil em Cristalina-GO

Quando:14/08/2020

Local: Avenida José Alencar n 05, Bairro Jardim Planalto

Horário: 9h30

Mais informações (assessoria de imprensa):

Lydia Costa (61) 98432-1328 / Pedro Costa (61) 98252-6627

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258