MENU      
BUSCAR

Caravana de serviços públicos chega na área rural do Distrito Federal

Material de divulgação do primeiro dia de ação, em Brazlândia

 

Com o objetivo de facilitar o acesso a diversos serviços públicos relacionados à saúde e à inclusão social no meio rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural levou às secretarias do DF as principais demandas das comunidades rurais. Assim, 12 instituições públicas do DF se organizaram para levar diversos serviços ao campo no período de 1° a 5 de dezembro, nas regiões de Brazlândia, São Sebastião e Ceilândia.

 

As atividades acontecem das 8h às 12h, nas escolas locais e incluem atendimentos de diversas áreas. Todos os atendimentos são restritos aos moradores das comunidades que serão atendedidas pela ação em Brazlândia, Ceilândia e São Sebastião. Todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão adotadas: o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas e a higienização das mãos com sabão ou álcool 70º deve ser constante.

 

Presidente da Emater-DF ressalta importância do jovem no campo em ação do Filhos deste Solo
Sedes e Emater-DF assinam parceria para atendimento de produtores rurais no CadÚnico

 

A Secretaria de Saúde vai participar promovendo a atualização do calendário vacinal, com a vacinação de adultos de crianças; acolhimento; sensibilização e encaminhamento para os serviços de saúde mental a quem necessita; cadastramento no eSUS-AB; entrega de kits de higiene dental; rastreamento de mamografia e de testes rápidos de hepatites B e C e HIV.

 

Mais de 500 mulheres e suas famílias serão atendidas por meio de palestras educativas, campanhas de vacinação, prevenção à saúde da mulher, emissão de documentos, lazer para crianças e adolescentes na ação integrada “Atendimentos no Campo”.

 

A Secretaria da Mulher (SMDF) disponibilizará o Ônibus da Mulher, que se transformarão em espaços de acolhimento e orientação, tanto para promover o combate à violência de gênero e informá-las sobre seus direitos. A equipe da SMDF promoverá rodas de conversas para debater o tema e engajar a comunidade na luta pela proteção das mulheres, uma ação que faz parte da semana voltada aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”.

 

“Essa é uma ação integrada muito importante porque vamos levar para as famílias das áreas rurais alguns serviços que, normalmente, elas têm necessidades, mas dificuldades de acesso”, destacou a subsecretária de Promoção da Mulher da SMDF, Fernanda Falcomer.

 

 

A Secretaria de Agricultura, a Emater-DF e a Ceasa-DF atuarão com a distribuição de mudas de hortaliças aos estudantes, atendimento técnico e orientação aos jovens rurais, como as ações do programa Filhos deste Solo, de empreendedorismo rural, e informações sobre aproveitamento integral de alimentos, colm informações repassadas por nutricionistas e economistas domésticos.

 

“Essa é uma forma eficiente de promover inclusão e atender demandas da comunidade de forma integrada. O envolvimento de sete secretarias, da Emater, da Ceasa e de três administrações regionais mostram como o poder público, atuando de forma coesa e ordenada, pode dar resposta às demandas da população, em especial da rural”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Haverá também ações referentes a educação no trânsito. As direções e as coordenações regionais das escolas contribuíram com a divulgação junto aos familiares dos alunos das unidades e também cederam o espaço para que a ação fosse realizada.

 

Participam da ação as secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Agricultura, da Mulher, de Educação, de Segurança Pública, de Transporte e Mobilidade, DER, Emater-DF, Ceasa, e as administrações regionais de Ceilândia, São Sebastião e Brazlândia.

Fonte: Emater-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258