MENU      
BUSCAR

Começa nova turma do Programa Empreender e Inovar

Produtor rural do Conglomerados Agrourbanos de Brasília (Caub), no Riacho Fundo II, Marcos Medeiros, assim como outros 15 agricultores de várias localidades do Distrito Federal, se inscreveu na nova turma do Programa Empreender e Inovar da Emater-DF para aprender mais sobre a gestão do seu negócio rural. O curso começou nesta quarta-feira (4) no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC), localizado no Ceasa.

Serão três encontros, todas as quartas-feiras, com o objetivo de promover melhorias de processos gerenciais e de produção, apoiar administrativa, contábil e juridicamente os empreendimentos e melhorar a organização da atividade, entre outros pontos. “O programa dá a oportunidade de o produtor fazer o detalhamento de sua produção e descobrir que existem índices importantes de serem acompanhados, que vão nortear sua atividade”, explica o coordenador do programa na Emater-DF, Frederico Neves.

Orientado pelo escritório da Emater-DF em Vargem Bonita, Marcos Medeiros e sua família conseguiram, em quatro anos, fazer de um terreno praticamente abandonado uma produção diversificada, de onde tiram seu sustento. Eles possuem hortaliças, bovinos, suínos, a maioria para consumo da família, mas já vendem alguns itens. “Precisa melhorar várias coisas para comercializar melhor”, afirma o produtor.

O objetivo de Medeiros no curso é melhorar o processamento de leite e derivados e gerir os custos e os ganhos dessa melhoria. “Ao final vamos gerar um diagnóstico que vai conter dados e análises de seis meses de acompanhamento do negócio de cada participante, com informações que auxiliam a tomada de decisões. É um instrumento de muito valor para o produtor”, explica Neves.

O programa vai acompanhar de perto todos os 16 inscritos, orientando sobre a importância de conhecer seu negócio em detalhes para gerenciar custos e aumentar os lucros. “Cada um aqui enfrenta suas dificuldades particulares, mas queremos tornar a propriedade lucrativa”, afirmou Guilherme Pereira, um jovem piscicultor na área rural do Gama, que também vai participar na turma. “Esse olhar de alguém que está de fora é muito válido pra gente, tende a acrescentar muito mais”, completou o jovem.

 

Empreender e Inovar

O Programa Empreende e Inovar da Emater-DF tem duração de 12 meses, com duas fases principais. A primeira é o Diagnóstico, que dura seisb meses e descreve a situação atual do empreendimento, com seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. A partir disso, começa a segunda fase, que é o Plano de Gestão, onde é traçado junto com o empreendedor metas de curto, médio e longo prazo. O empreendedor é auxiliado a atingir as metas nos prazos estipulados. Essa fase também dura seis meses. Após esse período é realizado um acompanhamento, onde a Emater ajuda o empreendedor a corrigir possíveis erros ou iniciar novas metas.

Para participar das próximas turmas o agricultor, associação ou cooperativa rural deve informar o seu interesse no escritório da Emater-DF mais próximo de sua propriedade rural.

Fonte: Emater-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258