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Comitê de Governança e Gestão de Risco da Seagri se reúne com CGDF

O Comitê Interno de Governança Pública e Gestão de Risco da Secretaria de Agricultura se reuniram, nesta segunda-feira (25), com subcontratadora de Governança e Compliance da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF), Joyce Chagas de Oliveira, para tratar de questões relacionadas ao Selo de Governança.

 

A reunião teve o objetivo de mostrar a metodologia de governança que está sendo adotada pela equipe técnica responsável da CGDF. O Selo está dividido em três mecanismos, com suas respectivas dimensões, de acordo com a Política de Governança e Compliance, estabelecida no Âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal, por meio no Decreto n. 39.736, de 28 de março de 2019.

 

Outro assunto debatido, foi a importância que a Ouvidoria do Órgão tem nessa questão, tanto para a gestão de risco como na governança.

 

“Em relação ao selo, quem ganha, além do Órgão é a sociedade. Porque a partir do momento em que um órgão tem o selo de integridade, ele mostra que está em sintonia com suas atividades, juntamente com a sociedade e com gestão de risco implementada e mapeada com processos consolidados”, explicou o ouvidor da Seagri-DF, Franklin Rocha Lopes.

 

Também participaram, o Secretário de Agricultura, Candido Teles, o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, a chefe de gabinete, Cláudia Betine e os subsecretários da Pasta.

 

Sobre o Selo

 

O Selo é uma certificação de boas práticas de Governança e Compliance, concedido pelo Conselho de Governança Pública do Distrito Federal (CGOV) aos órgãos e entidades que compõem sua estrutura.

A sua conquista busca identificar o nível de maturidade de governança, de modo a elevar o grau de excelência na gestão pública com aperfeiçoamento das suas ferramentas. É um processo pelo qual o órgão ou entidade avalia seu modelo de governança e ferramentas de gestão, atingindo os pontos elencados nas atividades de cada nível do formulário.

 

O Selo está dividido em três mecanismos, com suas respectivas dimensões, de acordo com a Política de Governança e Compliance, estabelecida no Âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal, por meio no Decreto no 39.736, de 28/03/2019. São eles:

 

Liderança: conjunto de práticas de natureza humana ou comportamental que assegurem a existência das condições mínimas para boa governança;

 

Estratégia: envolve o relacionamento com partes interessadas, definição ou monitoramento de objetivos, indicadores e metas, alinhamento entre planos e organizações envolvidas na sua execução;

 

Controle: abrange aspectos como transparência, prestação de contas e responsabilização.

 

O Projeto Selo de Governança GDF corrobora a ideia de estimular e implantar boas práticas de governança, fomentar o desenvolvimento de cursos e capacitações dando suporte aos órgãos e entidades para melhorias na qualificação das equipes e consequentemente melhoria da Governança Pública.

 

Ademais, o Selo permite o monitoramento do desempenho relacionado a liderança, ética e combate aos desvios, sistema de governança e segregação de funções, gestão estratégica e monitoramento, integração com as partes interessadas, coordenação das ações, gerenciamento de riscos e auditoria interna e estação de contas e transparência. (Fonte: CGDF)

Fonte: Seagri-DF

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