MENU      
BUSCAR

Competição de Cultivares de 2020 tem início com plantio de soja

A fim de auxiliar agricultores na tomada de decisão no momento do plantio, a AgroBrasília realiza anualmente a Competição de Cultivares, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Os resultados serão divulgados logo no início da Feira, que em 2020 ocorre de 12 a 16 de maio.

- Veja essa matéria no nosso canal do YouTube. 

O plantio das cultivares de soja foi realizado no período de 18 a 20 de novembro. Participam do torneio 19 empresas, com 69 cultivares – cinco do tipo RR e 64 Intacta RR2.

“A soja RR é tolerante ao herbicida Glifosato. A soja Intacta RR2 é tolerante ao glifosato e apresenta capacidade de controle de algumas lagartas que atacam a cultura”, explica o gerente da AgroBrasília, José Roberto Gonçalves. Ao todo, são 17 hectares plantados.

As empresas participantes são Agroeste, Arena Sementes, Basf (Credenz), Basf S/A (Soytech Sementes), Brevant Sementes, Corteva Agriscience (Cordius), Dimiagro, Dois Marcos Sementes, Embrapa, FTS Sementes S/A, Ho Genética, Koopert, Limagrain, Nidera Sementes, Pioneer, Riber Kws Sementes LTDA, Syngenta, Triunfo Tec Agro e WB Sementes.

De acordo com o gerente do escritório da Emater no PAD-DF, Marconi Borges, houve um atraso no cultivo em razão das chuvas, mas a organização da competição foi rigorosa no plantio, para que os materiais fossem cultivados no mesmo período e sob condições semelhantes.

“Esse tratamento garante que seja conhecido o potencial genético de cada cultivar e é importante para que o produtor possa avaliar bem as sementes. As empresas também se mostram bastante interessadas em participar, pois o torneio lhes permite exibir seus resultados aos produtores e aumentar as vendas”, afirma Borges.

- Veja esta matéria em: JORNAL TRIBUNA RURAL

A área para cultivo de milho safrinha também está sob preparação. Esse plantio será feito depois da colheita da soja.

Resultados parciais serão exibidos no Dia de Campo da Competição de Cultivares, ainda sem data definida. Mais detalhes serão divulgados em breve.

 

Texto: Dâmares Vaz

Imagens: Leonardo Novais 

 

Tribuna Rural - elo entre o campo e a cidade 🍃

 

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258