MENU      
BUSCAR

Conab apresenta dados sobre produção de soja no DF e Entorno

O Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo e a Região Centro-Oeste contribui com 45,2% da produção total do país. Apesar de a produção no Distrito Federal representar apenas 0,2% da produção nacional, as condições climáticas favorecem o cultivo de soja para produção de sementes.

Em 2018, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou um estudo no Distrito Federal e Entorno para levantar dados sobre a produção de grãos na capital e região.  O resultado mostra que a área cultivada com sementes de soja foi de 27 mil ha, representando cerca de 30% da área total destinada para a produção do grão. O DF escoa 39 mil toneladas de sementes de soja para outros estados como insumos na produção de grãos. Outro ponto que chama a atenção no documento emitido pela Conab é que o mercado local de sementes de soja movimenta em torno de R$ 20 milhões por ano-safra.

A produtividade média por hectare de soja, no Distrito Federal se destaca no cenário do agronegócio brasileiro pela obtenção de índices superiores à média nacional, alcançando rendimentos de 3.540 kg/ha, enquanto a média nacional não ultrapassa 3.394 kg/ha. De acordo com especialistas, tal feito é atribuído, sobretudo, ao clima regular aliado à adoção de modernas práticas agrícolas, melhoramento genético e práticas conservacionistas de solo e água. Ademais, a utilização de sementes certificadas contribui sobremaneira para a produtividade da lavoura, considerando que a semente se configura como um dos principais insumos na produção agrícola.

Produção de Sementes

O Distrito Federal distribui sementes para outros estados, especialmente para Mato Grosso, com qualidade sanitária, climatológica e de logística favorável, bem como a verificação do potencial sementeiro como uma das alternativas de rentabilidade aos produtores do Centro-Oeste.

Segundo os dados divulgados pela Conab, a capital federal conta com nove Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS), localizadas em diversos Núcleos Rurais, próximos às lavouras de soja.

O destaque da qualidade das sementes produzidas no DF, que movimentam mais de R$ 20 milhões por ano, se deve ao clima seco, favorável ao plantio, chuvas regulares, altitudes na faixa de 800 m que propiciam maiores produtividades, áreas planas, proximidade com as UBS localizadas no Distrito Federal e posição centralizada, o que favorece a distribuição para todas as regiões produtoras.

 

Texto: Redação* Com informações da Conab

Imagem: Divulgação

 

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258