MENU      
BUSCAR

Conexões entre cultura, biodiversidade e alimentos é tema de live da Embrapa

Alimentos representam bem mais do que fonte de energia para suprir nossas necessidades nutricionais. Os hábitos alimentares e os alimentos são um componente forte da cultura dos povos e o uso da biodiversidade na alimentação fortalece a riqueza cultural de diversos países. Para abordar estes temas de crescente apelo para a diferenciação de produtos da pesquisa agropecuária, a Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL), mais novo centro de pesquisa da Embrapa, fará uma live em 4 de junho (quinta-feira) às 15 horas por meio do canal do YouTube da Embrapa (www.youtube.com/embrapa).

“Neste debate virtual, discutiremos a tendência de utilização e valorização de produtos diferenciados da biodiversidade brasileira para a alimentação, enfatizando questões como alimentos funcionais, saúde, nutrição, bioprodutos, gastronomia e alimentos territoriais e seu vínculo com o desenvolvimento sustentável dos territórios”, comenta o pesquisador João Flávio Veloso, chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios.

live contará também com a participação do pesquisador Ricardo Elesbão Alves, que responde atualmente pela chefia adjunta de Pesquisa, Desenvolvimento e inovação daquela Unidade. Elesbão é agrônomo e possui também diversas especialidades em gastronomia. Para ele, o nexo entre cultura, biodiversidade e alimentos gera oportunidades de agregar valor à produção agropecuária brasileira, além de ter potencial de incrementar o turismo gastronômico.

“Essa conversa ao vivo será uma ótima oportunidade para a sociedade em geral conhecer um pouco mais sobre essa atuação inovadora da Embrapa em prol da valorização dos patrimônios cultural e alimentar dos territórios, por meio da conexão da agricultura com aspectos socioculturais e uso da biodiversidade”, complementa Ricardo.

Fonte: Embrapa

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258