MENU      
BUSCAR

Conselheiros Regionais de Desenvolvimento Rural tomam posse

O secretário de Agricultura do Distrito Federal, Dilson Resende, deu posse hoje (21), aos novos gestores dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável do DF. Tomaram posse, em cerimônia realizada na Fundação Casa da Cerrado, os presidentes e os respectivos secretários-executivos. Os mandatos terão duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Segundo o secretário de Agricultura, Dilson Resende, os Conselhos de Desenvolvimento são o elo entre o governo e a comunidade rural, participando da elaboração das políticas públicas e da operacionalização dessas políticas. “Nós temos uma expectativa muito grande. Que eles possam ser mais efetivos nessa participação e nas mudanças que nós pretendemos fazer em termos de legislação. Que eles possam nos dar o respaldo para que possamos ter a validação e efetivamente a aprovação dessas políticas”, disse o secretário.

O secretário de Governo, José Humberto, ressaltou que a missão dos conselheiros é uma função muito árdua. “Nós, que somos gestores da iniciativa privada e viemos para o governo, encontramos uma realidade diferente da que você tem na vida privada. Na sua empresa você pode tomar uma decisão e o reflexo dela é no seu bolso, mas na vida pública é diferente, as decisões do gestor mexem com o dinheiro do cidadão. A missão árdua dos conselheiros, ao qual me referi, é no sentido de ajudar o Governo a tomar as decisões corretas. Nós precisamos ter qualidade de vida nessa cidade”, afirmou José Humberto.

 

Para o diretor-executivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que na ocasião representou a presidente Denise Fonseca, desde a criação dos Conselhos Rurais, o DF vem atuando fortemente em apoio a esses Conselhos. Ele também lembrou que os Conselhos possibilitam uma aproximação entre governo e agricultores. “Os Conselhos representam associações e cooperativas de agricultores, então, é uma força política muito importante, com uma capacidade de mobilização espetacular. A Emater apoia os Conselhos de Desenvolvimento, desde a sua criação. Os nossos escritórios locais seguem a orientação de apoiar os Conselhos. É importante que todos os órgãos e gestores públicos apoiem esses Conselhos e valorizem o trabalho desses conselheiros”, afirmou Dantas.

Foram empossados, os presidentes dos conselhos regionais de Ceilândia, Cláudio Antônio T. Pires; de Brazlândia, Lauro dos Santos Correia; de São Sebastião, Arnaldino José de Souza; de Planaltina, Teonildo Alves Lino; do Paranoá, João Crisóstomo Diniz dos Reis; do Lago Norte, Mônica Regina Peres; do Gama, Jacinto Rodrigues Lima; de Vargem Bonita, Luiz Kiyoji Uema eo conselheiro de Sobradinho, Tarcísio Marques de Araújo.

O conselheiro eleito de Planaltina, Teonildo Alves Lino, disse que os Conselhos são uma ponte entre Secretaria de Agricultura e produtores rurais. “Nós representamos e fomos eleitos por esses produtores. Por isso, a importância é muito grande. A gente está envolvido com educação, saúde, coisas que faltam muitas vezes na área rural. Nós estamos levando ao Governo as demandas de todas as Associações”, afirmou.

Também participaram da cerimônia de posse, os deputados distritais, Rodrigo Delmasso e Fernando Fernandes, o presidente das centrais de Abastecimento (Ceasa-DF), Onélio Teles, o presidente da Federação da Agricultura do Distrito Federal (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, a superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Administração Regional do DF, Kelly Cristina Costa do Nascimento, o superintendente Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura (SFA/Mapa), Willian Barbosa, o superintendente regional do Distrito Federal e Entorno da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rafael Borges Bueno, entre outras autoridades, além de produtores rurais, extensionistas e técnicos da Emater e da Seagri.

 

 

Texto: Luiz Carlos Cenci/Ascom Seagri-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258