MENU      
BUSCAR

Dia Meteorológico Mundial - 23 março 2020

A Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization, WMO, em inglês), é um órgão internacional ligado à ONU - Organização das Nações Unidas. A sede da WMO é em Genebra, na Suíça, e o Brasil é filiado desde 15 de março de 1950.

A comunidade meteorológica comemora o "Dia Meteorológico Mundial" no dia 23 de março. A data foi instituída em 1950 para celebrar a consolidação da WMO.

Todos os anos, a WMO propõe um tema para ser discutido pela comunidade meteorológica mundial e que também seja de interesse para a sociedade em geral. O tema do Dia Meteorológico Mundial de 2020 é: "Clima e água: conte cada gota, cada gota conta".

Conte cada gota

Não podemos administrar o que não medimos. A coleta e o compartilhamento de dados sobre a água sustentam o monitoramento, a previsão hidrológica e os serviços de alerta precoce para inundações e secas.

Políticas eficazes de inundação e seca capazes de avaliar a frequência e magnitude de eventos extremos podem ser implementadas apenas com dados e modelos. O progresso em direção a alguns objetivos, como melhorar a eficiência no uso da água, não pode ser calculado sem o monitoramento das águas superficiais, subterrâneas e dos reservatórios.

Até 2050, haverá 9,7 bilhões de pessoas vivendo em nosso planeta.

Água congelada

A mudança climática está afetando as regiões montanhosas, que cobrem cerca de um quarto da superfície terrestre e abrigam cerca de 1,1 bilhão de pessoas.

O Indocuche é uma vasta região montanhosa no Himalaia, seus picos são conhecidos como as "torres de água do mundo", uma vez que as bacias hidrográficas com cabeceiras nas montanhas fornecem água doce a mais da metade da humanidade, inclusive na região do Himalaia-Hindu Kush e Platô Tibetano, conhecida como Terceiro Polo.

A taxa atual de aumento médio global do nível do mar de 5 mm / ano corresponde a um volume de água descarregada pelo rio Amazonas em cerca de 3 meses.

Seca

A seca é um período seco prolongado no ciclo climático natural que pode ocorrer em qualquer lugar do mundo. É um fenômeno de início lento causado pela falta de chuva. Fatores combinados, como pobreza e uso inadequado da terra, aumentam a vulnerabilidade à seca, que tem um grande impacto na segurança alimentar, saúde, deslocamento e migração da população.

Ao longo de muitos anos, a seca tem sido uma característica da variação natural de nosso clima. Porém, espera-se que sua frequência, intensidade e duração aumente em várias partes do mundo devido às mudanças climáticas. Isso deve gerar aumento no impacto em pessoas e na economia.

A cada ano, a insegurança hídrica custa à economia global 500 bilhões de dólares.

O maior período seco já registrado foi de 172 meses (10 de outubro de 1903 - 1 de janeiro de 1918) em Arica, Chile.

Alagamentos

Os alagamentos são os perigos naturais mais mortais, que atingem inúmeras regiões do mundo a cada ano. Nas últimas décadas, a tendência de danos causados ​​por inundações tem crescido exponencialmente. Isso é uma consequência do aumento na frequência de chuvas volumosas, das mudanças no uso da terra e de um aumento contínuo da concentração de população e ativos em áreas propensas a enchentes. Além disso, práticas inadequadas de planejamento e gerenciamento de inundações podem aumentar ainda mais esse risco.

20 milhões de pessoas estão em áreas com risco de inundação, com os danos associados estimados em quase US ﹩ 80 bilhões.

Mudança climática e água

As mudanças climáticas causadas pelo homem, bem como fatores climáticos que ocorrem
naturalmente, como El Niño e La Niña, têm um grande efeito sobre a água.

As mudanças climáticas estão causando a aceleração do ciclo hidrológico, à medida que o aumento das temperaturas eleva a taxa de evaporação. Em geral, o excesso de evaporação está causando mais chuva. As taxas mais altas de evaporação e precipitação não são distribuídas uniformemente em todo o mundo - algumas áreas podem ter chuva mais volumosa do que o normal, enquanto outras podem se tornar propensas a secas. Isso ocorre na medida em que os locais tradicionais dos cinturões e desertos mudam em resposta a mudanças no clima.

Cada conta conta

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Sustainable Development Goal 6) estabelece metas ambiciosas para 2030 para a água potável e saneamento, que inclui o gerenciamento integrado de recursos hídricos em todos os níveis. Como parte dos esforços para impulsionar as metas de desenvolvimento sustentável, foi criado o Painel de Alto Nível sobre Água (High Level Panel on Water).

Em março de 2018, foi emitido um relatório intitulado "Making Every Drop Count" (Fazendo com que cada gota conte), com recomendações.

Apenas 0,5% da água da Terra está imediatamente disponível para consumo humano.

40% da população mundial é afetada pela escassez de água

Fonte: Climatempo

image01
image01
image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258