MENU      
BUSCAR

Emater-DF capacita produtores em boas práticas de fabricação

Terminou nesta terça-feira (11) mais uma edição do curso de Boas Práticas de Fabricação, realizado pela Emater-DF no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC). O curso tem o objetivo de orientar produtores que buscam implantar agroindústrias ou que já possuem, mas querem melhorar suas práticas para garantir alimentos com maior qualidade e segurança ao consumidor final.

Após os seis encontros que compõem a carga horária da atividade, cerca de 30 empreendedores rurais receberam seu certificado, nesta terça-feira. O documento habilita o produtor a ser o responsável técnico por sua agroindústria. “Existe a legislação lá em cima, que muitas vezes a gente corre atrás e não consegue chegar lá, mas a gente como produtor não quer fazer errado e a Emater veio pra apoiar o produtor nisso, preencher essa lacuna do pequeno e mostrar que é possível”, disse Cristina Moori, produtora na área rural do Paranoá.

O produtor Helvécio Brasileiro processa leite e derivados em sua agroindústria e mesmo já sendo certificado, fez o curso pela segunda vez, para se atualizar. “Foi muito bom, ainda mais pra mim que vivo da minha propriedade e gosto dali. A gente vê que seguir as normas não é fácil, mas é importante”, disse o produtor.

Para a coordenadora de Boas Práticas de Fabricação da Emater-DF, Milena de Oliveira, o curso faz os agricultores refletirem sobre a importância de seguir cada procedimento e entender os perigos que podem existir em  cada etapa. “Muitos produtores fazem o curso pelo conhecimento e não pelo certificado e esse é o nosso principal objetivo, que aqueles que processam alimentos façam isso com os cuidados e procedimentos corretos”, afirma Milena.

 A participação no curso de Boas Práticas de Fabricação é uma das exigências da lei 4096/2008, que regulamenta a implantação e o funcionamento de agroindústrias no Distrito Federal.

Fonte: Emater-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258