MENU      
BUSCAR

Emater-DF lança pregão para plantar 40 mil mudas até o final do ano

A Emater-DF lançou na última quinta-feira (3) pregão para contratação de empresa especializada para realizar o plantio de mudas de plantas nativas do Cerrado, além da manutenção e monitoramento das áreas plantadas. O pregão conta com recursos de convênio da Agência Nacional de Águas (ANA) com a Emater-DF e faz parte das ações do Projeto Produtor de Água do Pipiripau. A previsão é que os plantios sejam feitos entre novembro e dezembro deste ano, de acordo com as condições climáticas do período.

“A ocorrência de chuvas é fundamental para o sucesso do plantio” afirma o coordenador do Programa de Manejo e Conservação do Solo da Emater-DF, Sumar Magalhães Ganem. A contratação prevê o plantio de 40 mil mudas para a restauração florestal da Bacia do Ribeirão Pipiripau ainda este ano e outras 40 mil mudas para 2020, totalizando 80 mil mudas a serem plantadas na bacia.

O serviço também prevê a semeadura direta de espécies nativas do Cerrado em 25 hectares, além de manutenção e monitoramento na mesma área, que abrange os núcleos rurais de Taquara, Pipiripau e Santos Dumont, todos na região administrativa de Planaltina. Somado à área com plantio de mudas, são mais de 75 hectares de restauração florestal na região.

“Todos os plantios vão atender, prioritariamente, as áreas de preservação permanente e algumas áreas de reserva legal dentro da bacia do Pipiripau”, explica o especialista da Emater-DF. “O impacto que se espera, dentro da restauração florestal, é o resgate da biodiversidade, que é algo fundamental e nas áreas que forem restauradas haja uma melhoria na infiltração das águas, redução do processo erosivo e, a médio prazo, a melhoria na qualidade e quantidade da água”, diz Sumar.

A contratação da empresa está estimada em R$ 1,07 milhão e o contrato tem a duração de três anos. Para o primeiro ano estão previstos plantio e monitoramento; nos dois anos seguintes, a manutenção, que inclui capinas e formação de faixas de proteção contra o fogo ao redor das áreas de plantio (aceiros), que evitam queimadas e incêndios.
 

Programa de Arborização Urbana da Novacap

A Novacap também abriu licitação para o plantio de 150 mil mudas de árvores no período de chuvas. A iniciativa faz parte do Programa Anual de Arborização da Novacap, que conta com um investimento de R$ 2,2 milhões para os plantios de 2019 a 2020. O objetivo é fazer a composição e recomposição paisagística de vários pontos e áreas de Brasília e das demais regiões administrativas do DF.

Brasília possui aproximadamente 100 metros quadrados de área verde por habitante. É o programa de arborização anual que garante o título de cidade-parque à capital federal, pois prevê o plantio de diferentes espécies, como ipês, cambuí, paineira, flamboyant, jequitibá, jacarandá, quaresmeira e sapucaia, entre outras.

“Brasília tem flores o ano todo”, explica o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva. “Todas as espécies produzem flores. Algumas passam despercebidas; outras, não.”

Fonte: Emater-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258