MENU      
BUSCAR

Emater-DF, Seagri e Embrapa conhecem experiência de cooperativa com a cadeia leiteira

Representantes da Emater-DF, da Secretaria de Agricultura e da Embrapa Cerrados estiveram, nesta sexta-feira (30), na sede da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil (Coopindaiá), situada na região de Samambaia de Goiás, há 50 km de Luziânia. 

 

Além de conhecer a organização, a visita teve como foco debater alternativas para o desenvolvimento da cadeia leiteira do DF e Entorno. Entre diversos produtos, a Coopindaiá também produz leite, queijo e manteiga. A cooperativa é a atual gestora do Mercado do Peixe de Brasília e participa dos programas de compras governamentais como  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA-DF) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

 

O Presidente da Coopindaiá, Luciano Andrade, disse que a bacia leiteira do município de Luziânia é de aproximadamente 250 mil litros de leite por dia e que na região existem grandes laticínios que absorvem a produção. De acordo com ele, essa visita representa oportunidades de parcerias e de trabalho para todas as famílias que fazem parte da Cooperativa.

 

A presidente da Emater-DF elogiou a organização e as instalações da processadora de polpas

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou a importância da união de esforços para o desenvolvimento rural. “Essa organização de vocês mostra o quanto é importante caminhar junto em busca de soluções. A gente está aqui para ajudar, mas mais ainda para aprender com vocês e levar essa experiência para outras pessoas da área rural”, ressaltou Denise.

 

Além de laticínios, a cooperativa atua com frutas, hortaliças, pescado e polpas de frutas. De acordo com Luciano Andrade, a Coopindaiá trabalha junto aos produtores com a produção agroecológica e todas as propriedades têm fossas sépticas. Pela Emater-DF, também participaram o gerente de Comercialização e Organização Rural, Blaiton Carvalho, o extensionista Carlos César e o zootecnista e coordenador de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso.

 

O secretário de Agricultura, Cândido Teles, parabenizou o presidente da cooperativa pelo trabalho e também falou da importância da parceria com a Embrapa e do trabalho da Emater-DF junto aos produtores. O secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, a chefe da Assessoria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural, Cristyanne Taques, e o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro Da Silva Neto, também participaram do encontro.

 

 

Desenvolvimento da Pecuária Leiteira

No último mês, a Seagri, a Emater-DF, a Ceasa e a Embrapa Cerrados fizeram uma reunião técnica para discutir o desenvolvimento da cadeia leiteira no Distrito Federal. No encontro, o grupo debateu também o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do DF, que está sendo construído pelas quatro instituições e mostra oportunidades, caminhos a serem seguidos e os gargalos do setor.

 

O programa incluirá ações de assistência técnica, melhoramento genético, recursos para o crédito rural, industrialização e comercialização, oportunidades para os produtores, entre outros temas, que serão pactuados com os segmentos e organizações dos produtores antes do lançamento.

FONTE: MAPA

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258