MENU      
BUSCAR

Embrapa Hortaliças realiza o evento “Grão-de-bico no Parque”

Em alusão ao Dia Mundial dos Pulses, a Embrapa Hortaliças realiza em 8 de fevereiro o evento “Grão-de-Bico no Parque”, que ocorrerá no Parque da Cidade, em Brasília (DF). O intuito da ação é divulgar e incentivar o consumo do grão-de-bico entre os frequentadores do espaço, que é considerado o maior parque urbano da América Latina. 
De 9h às 12h serão distribuídos panfletos, amostras e haverá degustação da leguminosa, que é conhecida como grão-da-felicidade por apresentar na sua composição o aminoácido de proteína triptofano, precursor da serotonina, que é a substância que promove a sensação de bem-estar. A atividade vai acontecer em frente ao prédio da administração, próximo ao Parque Nicolândia.
Os organizadores também farão enquete sobre os hábitos de consumo, uma vez que o grão-de-bico vem aos poucos despertando o interesse dos brasileiros. O coordenador do evento e responsável pelo programa de melhoramento de leguminosas da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, explica que o objetivo da ação é apresentar os benefícios dessa leguminosa que é uma excelente fonte de proteína vegetal: 100 gramas do grão possuem em torno de 21,2 gramas de proteínas. 
Usado principalmente na culinária árabe, a expectativa do especialista é que o consumo per capita do grão-de-bico aumente no Brasil com a oferta crescente da produção nacional. Nascimento explica que, há pouco mais de cinco anos, o Brasil importava 8 mil toneladas de grão-de-bico para atender a demanda interna. “Isso significa que o consumo girava em torno de 40 gramas por habitante/ano. Como em 2018 o Brasil produziu cerca de 12 mil toneladas, nós podemos dizer que, além de suprir as importações, o consumo subiu para, no mínimo, 60 gramas por habitante/ano”, estima.
Benefícios: O grão-de-bico pode ser consumido verde, seco, reidratado, torrado ou cozido em forma de salada, pasta, sopa, hambúrguer e até aperitivo (torrado com azeite e ervas). Os indianos e outros habitantes dos países árabes preferem consumir a farinha, obtida do grão-de-bico do tipo desi, na produção de pães, massas e pratos diversos. No Brasil, o tipo mais comum é o Kabuli, que tem sementes maiores e de coloração bege. 
A leguminosa é fonte de minerais como cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e do complexo B. Além de ser rico em fibras, o grão-de-bico faz parte dos alimentos considerados de baixo índice glicêmico, que são aqueles que, entre os seus benefícios, promovem maior saciedade. Em 2019, a Embrapa Hortaliças promoveu outras ações para divulgar a leguminosa entre os brasileiros como o 1º Festival Grão da Felicidade.
Pesquisas: Um elemento propulsor da cultura do grão-de-bico no Brasil tem sido as pesquisas agrícolas que, capitaneada pela Embrapa Hortaliças em parceria com diversas instituições, já resultaram no lançamento das cultivares BRS Aleppo, BRS Cristalino, BRS Toro e BRS Cicero.
“Junto com a disponibilização das cultivares temos as informações necessárias sobre a adaptação e o desenvolvimento do grão-de-bico em diversas regiões brasileiras, assim como a formatação do sistema de cultivo, tratos culturais dessa cultura que tem surgido como alternativa, principalmente de segunda safra”, considera Nascimento.
O “Grão-de-bico no Parque” tem o apoio do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), da Agropecuária Garbanzo e do Governo do Distrito Federal.

Fonte: Embrapa Hortaliças

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258