MENU      
BUSCAR

Entidades ligadas à agropecuária discutem plano para área rural do DF para os próximos 20 anos

O secretário Candido Teles, a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, e o presidente da Ceasa, Sebastião Márcio (a partir da esq.)

 

Entidades ligadas ao setor agropecuário do Distrito Federal se reuniram nesta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria de Agricultura (Seagri), para discutir ações para elaborar um plano de desenvolvimento rural do DF.  A Emater-DF foi representada na reunião pela diretora-executiva, Loiselene Trindade.

 

De acordo com a Seagri, o plano “é um conjunto de diretrizes que fornecem a base de sustentação da agropecuária local, com o objetivo de promover e assegurar o desenvolvimento rural sustentável do Distrito Federal nos próximos 20 anos”.

 

O objetivo do encontro, que terá outros realizados ao longo dos próximos meses, é debater temas como abastecimento de água, conservação do solo, tratamento de resíduos e oferta de mão-de-obra qualificada, aumento da produtividade e a logística de transporte dos produtos agropecuários.

 

Plantio em propriedade rural na região do PAD-DF

 

O secretário Candido Teles disse que a ideia é a modernização do campo. “O objetivo é fazer com que todos saibam do interesse do governo em que o campo avance e avance muito, para que a gente possa dar melhor qualidade de vida ao homem do campo, que a gente possa ter empreendimento no campo que não atrapalhe a atividade agrícola, mas que possa dar emprego e renda para as pessoas. O desejo  do governo é que o homem do campo tenha tratamento igual ao cidadão que mora na cidade. Ele tem direito a energia, ele tem direito a saneamento básico, ele tem direito a boas estradas”, declarou.

 

A diretora-executiva Loiselene Trindade afirmou que a Emater está empenhada em unir esforços para que esses objetivos sejam atendidos. “Acho muito interessante quando vejo a Embrapa e a universidade, essa proximidade de extensão, pesquisa… A Emater vê isso com bons olhos e está muito empolgada, secretário, nesse trabalho junto aos produtores, para que a gente possa construir um plano de desenvolvimento rural para o nosso Distrito Federal. Está na hora mesmo de a gente fazer isso”, disse a diretora-executiva.

 

Além da Emater, participaram da reunião a Seagri, a Ceasa-DF, a Federação de Agricultura e Pecuária do DF, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a  Superintendência Federal de Agricultura no Distrito Federal, a Secretaria de Empreendedorismo, a Conab, o Incra, a Adasa, a Procuradoria-Geral do Trabalho,  a Universidade de Brasília e o deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB).

Fonte: Emater-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258