MENU      
BUSCAR

Fórum de Inovação para Sustentabilidade na Agricultura apresenta informações atualizadas sobre defensivos agrícolas no Brasil

O conceito de agricultura sustentável pressupõe que as experiências humanas, aliadas aos avanços tecnológicos, possam criar sistemas agrícolas integrados que conservem os recursos naturais e reduzam a degradação ambiental do nosso planeta.

A partir dessa filosofia, movimentos se iniciaram e a busca por soluções já é uma realidade, como mostra o Fórum internacional de Inovação para Sustentabilidade na Agricultura, realizado na capital do Brasil.

Segundo o presidente da CooperCitrus, Fernando Degobbi, o brasileiro precisa entender como se faz sustentabilidade na prática. “A agricultura é um ambiente muito propício para isso, pois percebemos que o segredo de ser sustentável no setor está principalmente ligado à utilização de novas tecnologias de maneira adequada”, afirma.

Uma das propostas do evento foi informar corretamente sobre o uso e os riscos dos defensivos agrícolas que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil utiliza menos agrotóxicos que alguns dos países da Europa.

Para Caio Carbonari, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), existe muita desinformação sobre o tema sendo amplamente propagada. “É fundamental possamos fazer uma análise correta e pragmática, fundamentada no conhecimento científico sobre esse assunto. Quando avançamos com uma abordagem mais profunda e pautada nas informações adequadas, desmistificamos muito da imagem que se criou do Brasil”, aponta.

A preocupação com o uso de defensivos também foi assunto abordado pelo ministro interino da agricultura, Marcos Montes, que enxerga a situação como uma possibilidade de atribuir mais visibilidade aos cuidados que devem ser tomados.  “Acredito que isso possa ser usado para que pessoas de boas intenções mostrem a preocupação com o uso de defensivos. De fato, os defensivos têm que ser usados com segurança, como o Brasil usa, em quantidade adequada e com a devida cautela”, destaca.

Hoje, mais de 11 milhões de hectares no Brasil utilizam o sistema lavoura-pecuária-floresta, o que representa um grande passo na conciliação da produção agropecuária com a preservação do meio ambiente.

Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258