MENU      
BUSCAR

Feira Eixão Agro atrai produtores rurais de todo o Distrito Federal e entorno

Uma grande variedade de frutas, verduras, cafés e até flores e artesanatos foram apresentados na terceira edição da feira Eixão Agro, realizada em Brasília. O evento reuniu produtores rurais de todo o Distrito Federal com o objetivo de valorizar a agricultura e estimular a economia local.

De acordo com o secretário de agricultura do DF, Dilson Resende, a feira é uma oportunidade de apresentar o sistema de produção à população. “A agroindústria e o artesanato são atividades que entendo como importantes, pois dão visibilidade e oportunidade de negócios para o setor rural da região”, afirma.

Este ano, a exposição contou com onze estandes para ofertar os produtos e criar um contato direto entre produtores e consumidores. A iniciativa agradou principalmente José Augusto, dono de um buffet em Brasília, que percebeu a ocasião como uma oportunidade de conhecer novos fornecedores para o seu negócio. “Essa é uma oportunidade de estabelecer um contato direto com quem produz e pode nos fornecer alimentos de qualidade”, afirma.

Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal, aproximadamente 70% das terras do DF são rurais. Logo, o Governo Federal compreende o potencial agrícola da região e vêm trabalhando em medidas para otimizar o setor rural na localidade.

“Estamos buscando a regularização fundiária, que traz a segurança jurídica necessária para a produção e também para o estabelecimento na área rural. Além disso, estamos em busca de linhas de crédito - O Banco de Brasília (BRB) já disponibilizou este ano 240 milhões de reais em crédito – e também do aceite do documento que a Comissão de Direito de Uso (CDU) dá como garantia de financiamento”, ressalta o secretário, Dilson Resende.

Para o superintendente da Conab, Rafael Bueno, a exposição oportunizou à população de conhecer o que o Governo Federal tem feito para apoiar a cadeia produtiva da localidade. “Aqui as pessoas puderam obter informações, tirar dúvidas e, claro, fortalecer a cadeia do agronegócio”, afirma.

Hoje, o setor agrícola da região é responsável por empregar cerca de 30 mil pessoas e apresenta o valor bruto de produção anual em torno de 2,5 bilhões de reais.

Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258