MENU      
BUSCAR

Grupo de empresários se unem para criar o “Viva Lago Oeste”

Empreendedores de diversos segmentos se reuniram para criar o “Viva Lago Oeste”. A iniciativa foi idealizada para aproximar a população das belezas turísticas que o DF possui. Ao todo, o grupo conta com a participação de treze empresas, mas o número pode aumentar nos próximos meses.

Na avaliação da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, o programa Viva Lago Oeste surge como uma opção de turismo rural que pode impulsionar a economia, trazendo mais visitantes para conhecer as belezas do Planalto Central. “É um fomento muito importante para a geração de emprego e renda da comunidade que opera diretamente nesses empreendimentos, nas comunidades que são influenciadas por eles e para a nossa cidade. Assim é que vamos atrair mais turistas do Brasil e do mundo. Vamos promover essa rota em todas as ações da Secretaria de Turismo”, diz a secretária de Turismo.

A analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), Natália Hallack, destacou que os empresários foram proativos na elaboração do projeto Viva Lago Oeste. “Os moradores e os 

empresários foram protagonistas desse processo. Este não foi um projeto que o Sebrae entregou diretamente. Eles é que foram ao Sebrae solicitar o nosso apoio para a confecção deste projeto. Acho que isso foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa, porque eles se engajaram e protagonizaram o Viva Lago Oeste”, pontua.

- Assista essa matéria no nosso canal no YouTube. 

Diversificação

O Viva Lago Oeste conta com a participação de diversos tipos de empreendimentos. O produtor de cogumelos Edison Rodrigues, por exemplo, destaca que a criação do projeto é para “fomentar o turismo local, mostrar as belezas do cerrado e aumentar as nossas oportunidades de vendas”.  

Já o artista Ralfe Braga, outro participante do projeto, ressalta as belezas naturais da região do Lago Oeste e a proximidade com a Zona Central de Brasília. “É uma região rural muito bem preservada, próximo ao Plano Piloto e um belo cenário para o turismo, além de ser uma bela oportunidade de conhecer tantas opções de lazer”, avalia.

O proprietário do Recanto Maria Flor, Marcus Vinícius, comparou as belezas que o Lago Oeste possui com outras cidades reconhecidas pelas paisagens naturais.  “As pessoas não sabem que no quintal da casa delas, dentro do nosso quadradinho, existe esse paraíso dentro do Planalto Central. Pirenópolis é linda, a Chapada é linda, mas a nossa Chapada aqui também é maravilhosa. Há cachoeiras e tudo mais”, defende.

 - Acompanhe o Tribuna Rural pelas Redes Sociais. 

Promoção do turismo

O lançamento do Viva Lago Oeste contou com a presença de diversas pessoas que atuam no segmento turístico do DF. O turismólogo Mateus Sé aproveitou a oportunidade para fazer um balanço sobre o setor, que terá um amplo crescimento se houver mais investimentos.

“O turismo, em geral, no DF é pouco explorado. Mas eu acredito que pessoas trabalhando, engajadas sobre a importância do turismo é o que a gente pede, a gente procura e o que a gente quer”, avalia o turismólogo.

Texto: Mário Benisti 

Imagens: Kevin Yago Lan

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258