MENU      
BUSCAR

Guzerá: a raça de ouro no DF

Melhoramento genético, alta produtividade e, claro, muita beleza, estas são algumas das características da raça Guzerá. Os zebuínos estão ganhando os pecuaristas e o mercado brasileiro.No Distrito Federal, a criação foi a aposta dos sócios Adriano Varela e José Brilhante.

Adriano Varela explica o motivo que levou os sócios a optarem pela raça. “O Guzerá tem alguns pontos que são vantajosos em relação a outras raças. Uma delas é heterose, que aumenta até uma ou mais arrobas na reprodução. Isso conquista nossos clientes e é nosso diferencial”, afirma Varela.

Além do aprimoramento genético, os machos são visados para corte. As fêmeas conseguem de 6 a 7 lactações. Outra característica da raçaGuzerá é a alta produção de leite. As vacas produzem de 25 a 30 kg deleite por dia. “É uma raça de dupla aptidão, tanto para leite quanto para carne. É um zebu que, mesmo cruzado, não perde a sua característica, além de ser adaptado para o Brasil tropical”, explica Varela. 

O melhoramento genético para reprodução é um dos carros chefes da Fazenda Entre-Rios, localizada na região do PAD-DF. Os animais passam por uma seleção criteriosa avaliada pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Os dados compõem o sumário da PMGZ e o novo touro que está no topo da seleção é o Caduceu, dos sócios Valera e Brilhante.

“Já há alguns anos, a gente vem fazendo esse trabalho de seleção para animais que têm desenvoltura para o campo. Além de nossas seleções, temos consultores que nos auxiliam nesse processo”, ressalta Brilhante.

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258