MENU      
BUSCAR

Integração lavoura-pecuária garante lucro durante tempo da safrinha

A Emater-DF promoveu, junto a uma propriedade em Planaltina no Distrito Federal, um trabalho de integração lavoura-pecuária (ILP) que proporcionou um lucro líquido de 4% a um produtor de gado de corte da região durante o período de entressafra. A estimativa é de que cada animal gerou lucro de, aproximadamente, R$ 300,00 a mais.

O sistema é chamado pela Emater de “boi safrinha”, porque substitui o plantio do milho safrinha e é feito o consórcio com o uso da terra alternado entre lavoura e pecuária. A técnica permite ao gado se alimentar com a forragem acumulada das safras de milho ou soja e plantas forrageiras como a brachiaria ruzizienses após a safra dos grãos.

O zootecnista Maximiliano Cardoso explica que, no período da seca, em um manejo convencional, o gado mantém o peso ou tem um ganho pequeno – por volta de 100 g a 150 g por dia – com o uso de suplementação proteica. “Com o nosso planejamento e acompanhamento zootécnico, no sistema de semiconfinamento, conseguimos um ganho de 900 g por dia, atendendo ao que foi planejado para 70 dias”, disse.

O produtor Guilherme Nepomuceno Filho, que recebeu orientação da Emater para a implantação do sistema, ficou satisfeito com o trabalho da empresa e dos extensionistas. “A assistência e o acompanhamento da Emater-DF foram muito bons. Tivemos uma resposta boa, dentro do esperado e diminuímos nossos custos”, conta.

Texto: Redação* Com informações da Emater/DF

 

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258