MENU      
BUSCAR

Intergado desenvolve sistema de câmeras 3D capazes de avaliar a qualidade da carcaça dos animais ainda vivos

Com a intenção de atender o segmento de engorda comercial, a Intergado - startup que desenvolve e disponibiliza soluções de pecuária de precisão - está desenvolvendo um sistema com câmeras tridimensionais (imagens 3D) capazes de avaliar a qualidade da carcaça dos animais ainda vivos. A tecnologia, inédita no país, foi criada em parceria com os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais.

De acordo com Marcelo Ribas, diretor executivo da empresa, grande parte dos animais abatidos no Brasil apresenta nível de acabamento insatisfatório, uma vez que as avaliações são realizadas de maneira subjetiva, e foi daí que surgiu a ideia de apostar na nova ferramenta. Com ela, entre outras funcionalidades, será possível antecipar informações como o peso da carcaça e seu nível de acabamento, relevantes para os pecuaristas e os frigoríficos.

"Quando se agenda um abate, geralmente os produtores não sabem prever qual é a real situação do animal, porque as considerações são feitas visualmente. Estimando com precisão o perfil de carcaça do animal ainda vivo, o pecuarista pode, por exemplo, tomar a decisão de retardar a entrega dos lotes até que a boiada se encaixe em um padrão de acabamento que garanta bonificação sobre o preço de balcão da arroba", explica. Em fase final de aprimoramento, o sistema de câmeras tem a previsão de ser lançado comercialmente no primeiro semestre de 2020.

Para o empresário, não são apenas os criadores de gado que saem ganhando com o novo produto da Intergado. Ele explica, que a tecnologia também traz vantagens aos matadouros. "Frigoríficos que comprarem animais de fazendas detentoras do sistema de câmeras 3D terão maior previsibilidade em relação à qualidade dos lotes adquiridos, facilitando o fechamento de contratos com os produtores".

Há dois anos a Intergado lançou um modelo de balança para pesagem voluntária de animais - em confinamento ou no pasto - acopladas aos bebedouros. Com o projeto das câmeras tridimensionais, a empresa reforça a sua atuação na pecuária de precisão 4.0. Em julho deste ano, a empresa instalou equipamentos em instituições no Uruguai e Estados Unidos, indicando que as tecnologias brasileiras estão ganhando cada vez mais espaço mundo afora.

Sobre a Intergado

A Intergado foi idealizada para fazer parte da transformação do agronegócio brasileiro por meio de tecnologias de precisão que auxiliam os pecuaristas na tomada de decisão. Com as soluções disponibilizadas pela empresa, é possível acompanhar diariamente o peso e o comportamento de cada animal em todas as fases da criação, monitorar a saúde do rebanho, diagnosticando precocemente possíveis doenças, assim como promover o melhoramento genético dos animais para eficiência alimentar e desenvolver pesquisas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Intergado 

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258