MENU      
BUSCAR

MAPA publica normas para produção de derivados de leite

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União, as normas para produção artesanal de derivados de leite e as condições para a certificação e a concessão do Selo Arte.

O texto trata da Instrução Normativa 73, do próprio Ministério, e estabelece o regulamento técnico de boas práticas agropecuárias destinadas aos produtores rurais fornecedores de leite para fabricação artesanal de alimentos de origem animal.

De acordo com o Mapa, a concessão do Selo Arte permitirá a venda interestadual de produtos alimentícios artesanais, como queijos, embutidos, derivados de mel e de pescados. Já os produtores artesanais comemoram a iniciativa, pois a certificação é um sonho antigo e permitirá acesso a diferentes mercados e o aumento de renda.

O regulamento prevê os requisitos higiênico-sanitários mínimos necessários às propriedades rurais fornecedoras de leite para produção de alimentos artesanais. Caberá aos estados e ao Distrito Federal, concedentes do Selo Arte, a avaliação do cumprimento do regulamento de boas práticas.

 

Distrito Federal é pioneiro na concessão do Selo Arte

O Distrito Federal foi um dos primeiros a conceder o Selo Arte no Brasil. O DF já possui três laticínios habilitados. A concessão do Selo Arte, que depende do registro da agroindústria na Secretaria de Agricultura do DF (Seagri-DF), só é fornecida às agroindústrias que buscam se adequar ao Programa de Boas Práticas Agropecuárias da Seagri.

Texto: Redação

Imagem: Divulgação

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258