MENU      
BUSCAR

Novo Fertilizante orgânico atrai interesse dos produtores

Em busca de trazer inovações para a produção agropecuária, a Embrapa Solos desenvolveu um fertilizante orgânico. O material traz mais benefícios a todo o plantio, pois o adubo organomineral oferece mais qualidade à estrutura do solo.

O coordenador da pesquisa que resultou na tecnologia, Vinícius Benitez, afirma que “os produtores que hoje usam o produto têm ficado muito satisfeitos com os resultados obtidos”, e avalia que o próximo passo de pesquisa é aprimorar o fertilizante. “Temos uma imensa janela de oportunidades para aperfeiçoar o fertilizante, adicionando novas tecnologias microbiológicas. E a pesquisa não para por aqui, pois este é o começo de um processo que coloca o Brasil na vanguarda de aproveitamento de resíduos na agricultura”, destaca Vinícius Benitez, pesquisador da Embrapa Solos.

- Veja essa matéria no nosso canal do YouTube

O fertilizante é produzido pela OrganoGran, que também é responsável pela comercialização. “A nossa ideia é trazer para o mercado um fertilizante organomineral que atenda às necessidades das culturas, dos produtores rurais como um todo. Não só trazendo a nutrição das plantas, mas manter e melhorar a fertilidade do solo ao longo dos anos”, defende Luciano Conceição, CEO da empresa OrganoGran.

Resultados práticos

O produtor rural John Macedo já utiliza o fertilizante organomineral há um ano. Ele relata que só obteve ganhos com o produto. “Desde que eu comecei a usar o OrganoGran, tive inúmeros benefícios, porque, com a fertilização química eu tinha que fazer a correção do solo. Já o OrganoGran consegue ficar mais tempo levando nutrientes ao solo”, avalia o produtor.

O responsável técnico da Organogran, Luciano Stepan, explica que o produto leva mais propriedades químicas benéficas ao solo que, por sua vez, beneficia a produção. “O fertilizante melhora o teor de matéria orgânica no solo, o que ajuda a segurar a água. Tudo isso se traduz em fertilidade e com o solo mais fértil tem-se uma produção maior”, exemplifica.

Texto: Mário Benisti

Imagens: Kevin Yago Lan

Tribuna Rural - Elo entre o campo e a cidade 🍃 

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258