MENU      
BUSCAR

O IICA, com apoio da Corteva Agriscience, lança segunda edição de “Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo”

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com o apoio da Corteva Agriscience, lançará em 15 de outubro, em eventos simultâneos em 14 capitais do continente americano e na Espanha, a segunda edição do livro “Lutadoras – Mulheres rurais no mundo”, uma publicação que já é referência mundial sobre as mulheres que vivem e trabalham no campo.

Por meio de textos inéditos e visões originais baseadas em experiências profissionais e pessoais, as autoras e os autores, personalidades dos cinco continentes, em sua grande maioria mulheres, esmiúçam dados e estatísticas, e respondem o porquê é urgente criar oportunidades para empoderar as habitantes do campo.

A obra, também uma grande fonte de consulta sobre a situação das mulheres no campo e sobre possíveis estratégias para melhorar suas condições de vida, conta com fotografias do laureado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

O lançamento do livro será feito em Assunção, Bogotá, Brasília, Buenos Aires, Cidade da Guatemala, Cidade do México, Cidade do Panamá, Madri, Montevidéu,  San José de Costa Rica, San Salvador, Santiago do Chile, Tegucigalpa e Iowa, Estados Unidos, assim como o site mulheresrurais.iica.int.

Lutadoras, em suas três versões, em Espanhol (Luchadoras), Inglês (Warriors) e Portuguêsdestaca a fundamental contribuição das trabalhadoras do campo com a segurança alimentar e o desenvolvimento rural do planeta.

Retrata, também, a vida de mulheres que trabalham para manter famílias, fazendas, pomares, organizações e comunidades em diversas partes do mundo.

De acordo com Manuel Otero, Diretor Geral do IICA, “a segunda edição do livro faz parte dos esforços do IICA em promover a equidade nos processos de desenvolvimento agrícola e rural, melhorar as condições das mulheres rurais e contribuir com a eliminação das desigualdades existentes”.

“Também cumpre um objetivo ambicioso, que compromete a nossa instituição a uma atividade continuada e tenaz: estimular uma necessária discussão pública para incentivar a formulação e execução de políticas de qualidade que melhorem a situação das mulheres que vivem no campo. Este é outro passo concreto nessa direção”, completou Otero.

“Com a colaboração de distintos autores, e inspirados por histórias extraordinárias de superação frente à adversidade, a família Corteva Agriscience tinha que fazer parte da segunda edição do livro Lutadoras, do IICA”, afirmou Dana Bolden, vice-presidente sênior de Assuntos Externos e Sustentabilidade da companhia.

“No ano passado, lideramos uma iniciativa mediante a qual pesquisamos 4.200 mulheres rurais em 17 países, para entender os desafios que enfrentam nos mercados locais. Os resultados dessa pesquisa, junto com as alianças que estamos estabelecendo e com as mudanças que estamos impulsando na agricultura, eventualmente permitirão igualar as condições para as agricultoras nas áreas rurais. Este livro ressalta o trabalho delas e celebra suas realizações. Não poderíamos estar mais orgulhosos de fazer parte deste esforço”, acrescentou Bolden.

Se somam como autoras e autores, com textos inéditos, à segunda edição de Lutadoras, a Copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Melinda Gates; a vice-presidente do Governo da Espanha, Carmen Calvo; a vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez de Rincón; a Primeira-dama do Paraguai, Silvana Abdo; a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; a Ministra da Alimentação e Agricultura da República Federal de Alemanha, Julia Klöckner; a Presidente do 73ª Período de Sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, María Fernanda Espinosa Garcés; a Diretora Executiva da Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF), Katie Taylor; e o próprio Bolden.

Nas mesmas cidades do lançamento do livro, o IICA comemorará com diversas atividades o Dia Internacional das Mulheres Rurais.

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258