MENU      
BUSCAR

Presidente da Emater-DF ressalta importância do jovem no campo em evento do Filhos deste Solo

O curso presencial de empreendedorismo do programa Filhos deste Solo, da Emater-DF, chegou à etapa final nesta quinta-feira (12). O momento foi marcado por uma solenidade de encerramento de turmas no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus de Planaltina. Cinco turmas com alunos da Taquara, Tabatinga, Pipiripau, PAD-DF e do IFB participaram.

Acompanhada do diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, a presidente da empresa, Denise Fonseca, em fala direcionada aos jovens presentes, afirmou que o objetivo do programa é mostrar que é possível empreender com sucesso no campo. “O mundo precisa dos alimentos que são produzidos no campo, e o jovem rural é o futuro. Com esse projeto, a gente quer mostrar que na área rural também tem oportunidade e que vocês podem empreender, gerar emprego e renda dentro da sua própria comunidade”, disse.

A presidente agradeceu os envolvidos e homenageou o extensionista Roberto Bemfica, mentor do projeto. “Foi o Roberto que gestou esse trabalho. Lá na transição de governo ele falou que nós tínhamos que fazer a sucessão rural, investir no jovem rural. Ele apresentou esse projeto, nós apresentamos para o deputado Fábio Félix, que apostou na ideia, e hoje estamos aqui”, disse. 

Com o total de dez turmas, o projeto beneficiou 207 jovens de áreas rurais do Distrito Federal. Foram 40 horas de curso, em que eles puderam transformar suas ideias em planos de negócios. A próxima etapa é o período de incubação (mentoria) do projeto, com acompanhamento por mais 90 dias.

 Coordenadora do projeto, a assessora da Emater-DF Adriana Dutra ressaltou a importância da formação. “Todos foram instrumentalizados com ferramentas que vão ajudar na gestão administrativa dos seus negócios. Nós sabemos que não adianta querer fazer, ter uma linda ideia, um lindo sonho, se nós não sabermos gerir. Nesse primeiro momento, a gente quis aproveitar o talento criativo que cada um traz consigo e a partir daí despertar as competências e ampliar a visão de negócio”, apontou.

A proposta busca incentivar a permanência do jovem na área rural por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade.

Apoiador do projeto por meio de verba de emenda parlamentar, o deputado Fábio Félix (PSOL) esteve representado pelo assessor parlamentar Emilson Fonseca. Representantes do BRB e da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal também estiveram presentes.

O ex-deputado distrital e proprietário da Fazenda Malunga, Joe Valle, participou da solenidade como padrinho de uma das turmas formanda. “Fico muito feliz quando eu vejo jovens da área rural nesse caminho de empreendedorismo, nessa forma de pensar, que acredita no potencial e sabe que pode mudar o mundo”, disse.

Para Deuvanir Neri, que pretende montar uma agroindústria e produzir pão de queijo e biscoitos, o curso serviu de ânimo para começar o empreendimento. “Fiquei super animada, aprendi muita coisa e o curso renovou minhas energias para que eu pudesse investir nesse negócio”, disse. Já Cleide Fernanda, que já possui um pequeno negócio, afirmou que foi importante para parte de administração. “A gente fabrica, vende e acaba que a gente não tem a noção de crescimento, de planejamento. Essa oportunidade vai fazer toda a diferença.

Fonte: Emater-DF

 

Tribuna Rural - Elo entre o campo e a cidade 🍃 

 

image01
image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258