MENU      
BUSCAR

Presidente da Emater visita horta do Guará, que terá sistema de captação de água da chuva

Caixa d’água da horta comunitária do Guará, que ganha projeto de captação de águas da chuva

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, conheceu nesta sexta-feira (29) a horta comunitária do Guará, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde 05, na QE 38. A horta funciona há quatro anos e é gerida pelo Instituto Arapotí com apoio da Administração do Guará e da comunidade e com assistência técnica da Emater-DF.

No espaço, a engenheira ambiental Dai Ribeiro, do Instituto Arapotí, mostrou para a presidente da Emater e para a administradora do Guará, Luciane Quintana, o projeto de captação de água da chuva desenvolvido pela Emater-DF e que está em fase de implantação com recursos de emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos).

O sistema vai permitir que a horta tenha irrigação constante, mesmo nos períodos de seca, e contribuir para evitar enchentes e enxurradas, uma vez que a água excedente retorna ao lençol freático por meio de um sistema de drenagem.

“Essa obra é muito importante para nossa comunidade. A gente vê que tem uma parceria social, parceria também na questão ambiental, ecológica”, disse a administradora do Guará. A engenheira ambiental Dai Ribeiro destacou o trabalho com a comunidade. “Em quatro anos trabalhamos com crianças, idosos, jovens. É muito significativo o resultado e ouvir os depoimentos da própria comunidade. A gente tem um espaço comunitário, a gente planta e colhe orgânico de forma gratuita, ninguém paga nada. A gente vive do voluntariado, de doações, das parcerias como a com a Emater, com a Administração do Guará.”

 

Denise Fonseca, presidente da Emater-DF, Dai Ribeiro, do Instituto Arapotí, e Luciane Quintana, administradora do Guará, junto à bomba d’água da horta comunitária

A presidente Denise Fonseca disse ter ficado encantada com o trabalho realizado na hora e reafirmou a disposição da Emater de contribuir com o projeto e outras iniciativas da administração. “Fiz questão de vir para ver essa maravilha, que é uma referência ao Distrito Federal, porque a gente está captando água e contribuindo para a manutenção do planeta. Estou muito impressionada”, afirmou. “Quero colocar a Emater à disposição para tudo o que vocês precisarem, porque assistência técnica é com a gente.”

 

Voluntários trabalham na manutenção da horta comunitária do Guará, que tem apoio da Emater-DF

Fonte: Emater-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258