MENU      
BUSCAR

Projeto ABC Cerrado colhe bons frutos

Produzir com o uso de tecnologias e de forma sustentável - esse é o desafio dos produtores. Com esse propósito, instituições desenvolveram projetos voltados para a Agricultura de Baixo Carbono (ABC. Recentemente, os resultados do ABC Cerrado foram divulgados, mostrando inúmeros benefícios ao meio ambiente e à produção, de forma geral.

Na avaliação da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o grande feito do ABC Cerrado é que além de produzir mais, o produtor pôde contribuir com a preservação ambiental. “O principal legado será a sua continuidade, porque ele é um projeto que ficou de pé. O produtor rural acreditou porque viu que, investindo na recuperação das suas pastagens degradadas, da sua cultura que estava com o solo exaurido, percebeu que esse investimento lhe traz renda de volta”, destacou.

Em concordância com a ministra, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, enfatizou que o uso de tecnologia traz estímulo ao agro brasileiro. “O que mostramos com esse resultado do Projeto ABC Cerrado foi como a tecnologia agropecuária pode apoiar o desenvolvimento do agro brasileiro”, destacou o presidente da Embrapa.

- Assista essa matéria no nosso canal no Youtube

Capacitação

A qualificação foi um dos principais fatores que contribuíram para o bom desempenho do projeto. “Atualmente, temos várias metodologias de capacitação e colocamos na nossa plataforma sete cursos à distância que já estão disponíveis. Devemos abrir as matrículas no início do próximo ano e as nossas capacitações, por intermédio das nossas regionais, já estão sendo realizadas. Estamos nos preparando, mas o nosso desafio é aumentar o corpo técnico”, ressaltou Daniel Carrara, diretor-geral do Senar Nacional, durante a apresentação dos resultados.

 

- Acompanhe a gente nas Redes Sociais 

 

Produtores

Ao todo, cerca de 8 mil produtores de sete estados e do Distrito Federal aderiram ao projeto, que juntos recuperaram uma área equivalente a 100 mil campos de futebol.  “Pensando na questão que está na moda - de sequestro de carbono - imagine quanto que uma floresta, juntamente com o cultivo da soja, não está sequestrando de carbono! Eu acho que todo mundo deveria fazer isso sim, pois produzimos e preservamos o meio ambiente”, defende o produtor Rodrigo Werlang.

 

 

 

 

Texto: Mário Benisti 

Imagens: Leonardo Novais 

 

 

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258