No Brasil, a produção orgânica chegou a US$ 4 bilhões em 2018, segundo o Organis – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável, que reúne cerca de 60 empresas do setor, e exportou US$ 180 milhões ano passado.
Este crescimento demonstra a firme tendência de mudança dos hábitos alimentares dos consumidores, especialmente a geração Millennials cuja postura está obrigando a uma radical e veloz transformação das grandes indústrias de alimentos.
Dados recentes revelam que tanto a busca por alimentação natural quanto a quantidade de adeptos do veganismo não param de crescer no Brasil.
Já são pelo menos 7 milhões de veganos brasileiros. De 2012 a 2017, o volume de buscas pelo termo “vegano” na internet aumentou 14 vezes no país. A estimativa de crescimento do mercado vegano é de 30% a 40% ao ano.
A Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, em seu relatório de 2019, apontou as 10 tendências emergentes deste ano, que abordam os novos valores e hábitos dos consumidores e como este novo comportamento está afetando os negócios globalmente.
A consultoria destaca que o Brasil em 2016 já era o quarto mercado mundial de alimentos e bebidas saudáveis com R$ 93 bilhões.
Outros dados que mostram esta mudança no varejo são os da Associação Brasileira de Supermercados destacando que 98% das residências consomem um produto saudável. Recente levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revelou que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável.
Fonte: Microgreen