MENU      
BUSCAR

Seagri alerta para o recebimento de sementes não solicitadas via Correio

A  Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) alerta a população do Distrito Federal para os riscos de se abrir pacotes de sementes que não foram solicitadas. Existem diversos casos no Brasil, de pessoas que estão recebendo pacotes de sementes via Correio sem ter pedido o produto.

 

O gerente de Sanidade Vegetal, Karlos Edward Rodrigues de Santana, explica que, primeiramente, a população não deve abrir esses pacotes, nem jogar essas sementes no lixo e muito menos semear ou utilizar esses produtos. “Essas sementes podem ocasionar danos severos a nossa agricultura. Elas podem incorrer na disseminação de pragas exóticas que não existem na nossa região e nem no território nacional, ou pragas que já foram erradicadas”, afirmou.

 

Segundo ele, a Seagri-DF recebeu, até o momento, duas denúncia sobre o caso. “Nós entramos em contato com as pessoas que receberam essas sementes para dar as orientações necessárias e os mesmos ficaram de encaminhá-las à Superintendência Federal de Agricultura (SFA-DF/Mapa)”, explicou.

 

Karlos ressalta que quem receber esse tipo de pacote, contendo sementes estranhas e que não foram solicitadas, que procurem a Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (SFA/DF), que é o braço do Ministério da Agricultura (Mapa) e o órgão responsável pelo comércio internacional de produtos de origem vegetal.

 

“Caso as pessoas que receberam essas sementes não consigam encaminhar esse material ao Ministério da Agricultura, recomenda-se procurar o Serviço de Defesa Agropecuária do DF ou do estado em que reside, para que possam intermediar o envio. No DF, o órgão responsável é a Secretaria de Agricultura”, explicou.

 

Para denúncias, orientações ou entrega desses produtos, o telefone de contato da Seagri-DF é o (61) 3051 6422 ou pelo nosso e-mail gesav@seagri.df.gov.br

FONTE: SEAGRI-DF

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258