MENU      
BUSCAR

Tomate: uma das hortaliças mais consumidas no Brasil

Apesar da tradição europeia de uso de tomate na fabricação de molhos, esse fruto tem origem na região Andina, não se sabe ao certo quando a planta foi domesticada, mas há registros de seu cultivo quando os espanhóis chegaram às Américas e foram eles que levaram o fruto para a Europa.

O tomate se difundiu no Brasil ao longo dos anos e, atualmente, configura-se como uma das hortaliças de maior relevância econômica cultivadas no país. São mais de 4 milhões de toneladas anuais, gerando mais de 11 bilhões em riqueza para os produtores.

- Você sabia? O Tomate pode trazer muitos benefícios à saúde, muito além do sabor!

No Brasil, o tomate compõe a lista das hortaliças mais consumidas e corre predominantemente nos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. As variedades e sistemas de produção mudam conforme a destinação do produto final. O consumo predominante no Brasil é o in natura, como salada, mas a preparação de molhos industrializados caseiros também é muito difundida.

Fonte: Livro – Retratos do Agro no Brasil (CNA)

Imagem: Internet

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258