MENU      
BUSCAR

Webinar no dia 04/05 apresenta resultados de avaliação genética de touros Gir Leiteiro

Será realizado nessa segunda-feira, dia 04 de maio, às 18h, o lançamento do 28º Sumário Brasileiro de Touros da raça Gir Leiteiro, simultaneamente à apresentação do resultado da 11ª Prova de Pré-Seleção de Touros para o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL). Em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento será feito  no canal da ABCGIL no Youtube. Clique aqui para assistir.

O sumário contará com 47 novos touros, totalizando 491 animais desde o início do programa. Será a terceira avaliação com utilização da ferramenta genômica, o que garante um nível mais elevado de confiabilidade das predições apresentadas, segundo João Cláudio do Carmo Panetto, pesquisador da Embrapa Gado de Leite. Na pré-seleção, serão divulgados 27 novos touros, dentre os quais serão selecionados os participantes da 35ª bateria de teste de progênie da raça, cujo sêmen vai ser distribuído até 2021.

Panetto reforça que essa é a segunda bateria em que o uso da genômica para a pré-seleção foi obrigatório,  resultando em um grupo com a maior média de valor genômico para leite da história do programa. O trabalho de pré-seleção para reprodução foi realizado entre novembro de 2019 e abril deste ano.

Pedro Arcuri, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, lembra que o sucesso alcançado pelo PNMGL é devido a uma forte interação entre instituições, durante 35 anos, que somam esforços em busca do mesmo objetivo. “Ao longo desses anos, o PNMGL tem avaliado características associadas à facilidade de ordenha, temperamento, produção de leite e seus componentes (gordura, proteína e sólidos) e, ainda, à conformação corporal das vacas associadas a produção, sanidade e longevidade”, aponta.

“As características genéticas do Gir Leiteiro são de grande relevância para a pecuária nacional porque, além de excelente produtividade de leite, oferecem maior tolerância a calor, doenças e parasitas tropicais” completa Panetto. 

Fonte: Embrapa

image01
Endereço: SBS Qd 2 Bl A Ed Casa de São Paulo Sala 1106 Brasília-DF CEP 70.078-900 Redação: (61) 3039 1050 Comercial: (61) 3039 1258